PROJETOS E VISÃO

Entrevista com Dr. Leonardo Lopes: Propostas e Visão para a OAB-DF em Águas Claras

Por O Brasiliense
10 de January de 2025

Advogado trabalhista há mais de uma década, Leonardo Lopes compartilha suas motivações, projetos e visão para liderar a subseção de Águas Claras da OAB-DF


O advogado Leonardo Lopes, com mais de 10 anos de atuação na área trabalhista e uma forte ligação com a região de Águas Claras, onde reside com sua família, é candidato à presidência da subseção da OAB-DF. Em entrevista ao Brasiliense, Lopes destacou a importância de continuar o legado da atual gestão, com foco na valorização da advocacia, especialmente dos jovens advogados.

Entre suas principais propostas, estão o fortalecimento do projeto de "residência jurídica", que busca aprimorar a prática profissional dos advogados em início de carreira, e a expansão da subseção, que hoje conta com mais de 2 mil advogados, mas ainda precisa de maior envolvimento dos mais de 6 mil profissionais que atuam ou residem na região. Lopes também defende o desenvolvimento de um ambiente mais moderno e digitalizado para facilitar o trabalho dos advogados e ampliar as oportunidades de aprendizado em áreas emergentes como tecnologia e compliance.

Ao avaliar o cenário atual da OAB-DF em Águas Claras, Lopes elogiou os avanços conquistados pela gestão do atual presidente, que tirou a subseção do "zero" e construiu uma sede moderna e estruturada. Segundo ele, o desafio agora é "mobiliar a casa" com projetos que impulsionem ainda mais o desenvolvimento da advocacia na região. Diferenciando-se de outros candidatos, Lopes enfatizou sua experiência prática e conhecimento interno da subseção, além de destacar a independência política de seu grupo e o compromisso com objetivos coletivos, sempre focados no fortalecimento da advocacia.

Confira abaixo a entrevista completa, na qual o candidato detalha suas propostas e visões para o futuro da OAB-DF em Águas Claras.


O Brasiliense: Conte um pouco sobre você como advogado e pessoa, e o que o motivou a se candidatar à presidência da OAB-DF, subseção de Águas Claras?

Dr. Leonardo Lopes: Sou advogado trabalhista há mais de 10 anos e escolhi Águas Claras para ser o lugar onde moro com minha esposa e meus dois filhos. Meu escritório é nessa região até hoje e, como secretário adjunto, coordenando mais de 40 comissões e auxiliando mais de 1.000 membros, percebi que é necessário avançar. Não entregar a OAB nas mãos de pessoas que não conhecem a realidade da advocacia e não buscam acolhimento e valorização é o principal motivo para me candidatar e continuar o legado feito pela atual gestão.

O Brasiliense: Quais são as principais propostas e prioridades que o senhor pretende implementar se for eleito presidente da subseção de Águas Claras da OAB-DF?

Dr. Leonardo Lopes: Hoje, a OAB Águas Claras possui mais de 2 mil advogados, sendo que 76% são jovens advogados. Trazer projetos de valorização e incentivo para os jovens (com menos de 5 anos de OAB) é meu principal objetivo. Um exemplo é a residência jurídica, que se assemelha à residência do curso de medicina, onde o jovem vai aprender na prática o que não conhece na faculdade. Outro projeto é fazer com que nossa subseção cresça ainda mais, pois, apesar de termos 2 mil eleitores, mais de 6 mil advogados vivem ou trabalham na região. Aprimorar o campo virtual para facilitar consultas jurídicas e troca de informações também é uma prioridade.

O Brasiliense: Como o senhor avalia a atual situação da OAB-DF em Águas Claras? Quais melhorias acredita serem necessárias?

Dr. Leonardo Lopes: O atual presidente retirou a subseção do zero, sem sede e com apenas 200 advogados, para uma subseção com sede moderna, espaço para atendimento de clientes, realização de audiências, auditório, mais de 2 mil inscritos e mais de 40 comissões temáticas. Muito foi feito, e vamos avançar com projetos de profissionalizaçãoempreendedorismo jurídico, acolhimento de mais advogados e valorização da advocacia. O presidente Eric construiu a casa, agora eu vou mobiliar.

O Brasiliense: O que o diferencia dos outros candidatos em termos de experiência e abordagem para liderar a OAB-DF em Águas Claras?

Dr. Leonardo Lopes: Sou apaixonado pela minha profissão, adoro ter uma escuta ativa e ajudar os colegas de profissão. Tenho experiência concreta dentro do sistema, conheço tudo que foi feito com dados reais e tenho o GPS para continuar fazendo mais. Nosso grupo é independente e não possui apadrinhados políticos. Com muita humildade e respeito, vamos lutar não por objetivos pessoais, mas pela advocacia e pela sociedade da região.

O Brasiliense: Qual é a sua visão sobre os desafios e oportunidades para o futuro do Direito no Brasil, especialmente em áreas emergentes como tecnologia e compliance? Como a subseção Águas Claras pode ajudar a preparar os advogados para esses cenários?

Dr. Leonardo Lopes: Essa é uma necessidade tanto da sociedade quanto da advocacia. Hoje temos uma comissão de direito digital, uma comissão de compliance, e iremos criar uma comissão de inteligência artificial para escutarmos a advocacia e trazermos projetos concretos. A ideia é realizar eventos conjuntos com essas comissões, trazendo profissionais gabaritados para qualificar nossos advogados. Também vamos organizar feiras de inovações jurídicas para manter nossa região sempre atualizada e preparada para os novos desafios da modernidade.




GUIA JURÍDICO
O BRASILIENSE







MAIS LIDAS

PEDIDO DE DESTAQUE
STF analisará em plenário físico leis que tratam da remuneração de juízes
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


NEWSLETTER


GUIA JUR